Sunday 13 August 2017

Período De Tempo Do Sistema De Comércio Atlântico


Triangle Trade Por Martin Kelly. American History Expert Atualizado em 31 de outubro de 2015. Na década de 1560, Sir John Hawkins foi pioneiro no caminho para o triângulo escravo que ocorreria entre a Inglaterra, a África e a América do Norte. Embora as origens do tráfico de escravos da África se remontem aos dias do Império Romano, as viagens Hawkins foram as primeiras para a Inglaterra. O país veria o comércio de escravos prosperar através de mais de 10.000 viagens registradas até março de 1807, quando o Parlamento britânico aboliu isso em todo o Império Britânico e especificamente em todo o Atlântico com a aprovação da Lei de Comércio de Escravos. Continue a ler abaixo. Hawkins conheceu muito os lucros que poderiam ser feitos com o tráfico de escravos e pessoalmente realizou três viagens. Hawkins era de Plymouth, Devon, Inglaterra e era primo com Sir Francis Drake. É alegado que Hawkins foi o primeiro indivíduo a obter lucro de cada perna do comércio triangular. Este comércio triangular consistiu em bens ingleses, como cobre, pano, peles e contas, sendo negociados nos africanos para os escravos que foram então traficados sobre o que se tornou conhecido como a infame passagem do meio. Isso os levou para o Oceano Atlântico para então ser negociado por bens que haviam sido produzidos no Novo Mundo, e esses bens foram então transportados de volta para a Inglaterra. Havia também uma variação deste sistema de comércio que era muito comum durante a era colonial na história americana. Os neozelandeses trocaram extensivamente, exportando muitas commodities como peixe, óleo de baleia, peles e rum e seguiram o seguinte padrão que ocorreu da seguinte forma: os New Englanders fabricaram e enviaram rum para a costa oeste da África em troca de escravos. Continue a ler abaixo Os escravos foram levados no 39Middle Passage39 para as Índias Ocidentais, onde foram vendidos para melaço e dinheiro. O melaço seria enviado para a Nova Inglaterra para fazer rum e começar todo o sistema de comércio novamente. Na era colonial, as várias colônias desempenharam diferentes papéis no que foi produzido e usado para fins comerciais neste comércio triangular. Massachusetts e Rhode Island eram conhecidos por produzir o rum de melhor qualidade do melaço e açúcares que haviam sido importados das Índias Ocidentais. As destilarias dessas duas colônias revelariam ser vitais para o contínuo tráfico de escravos triangulares que era extremamente lucrativo. A produção de tabaco e cânhamo Virginias também desempenhou um papel importante, bem como o algodão das colônias do sul. Qualquer cultura comercial e matérias-primas que as colônias poderiam produzir foram mais que bem-vindas na Inglaterra, bem como em todo o resto da Europa para o comércio. Mas esses tipos de bens e commodities eram intensivos em mão-de-obra, de modo que as colônias dependiam do uso do escravo por sua produção que, por sua vez, ajudou a alimentar a necessidade de continuar o triângulo comercial. Uma vez que esta era geralmente considerada a idade da vela, as rotas que foram usadas foram escolhidas devido ao vento predominante e padrões atuais. Isso significava que era mais eficiente para os países situados na Europa Ocidental navegarem para o sul até chegarem à área conhecida pelos ventos alísios antes de se dirigirem para oeste em direção ao Caribe, em vez de seguir um curso direto para as colônias americanas. Então, para a viagem de regresso a Inglaterra, os navios viajariam pelo 39Gulf Stream39 e se dirigiriam na direção nordeste, utilizando os ventos predominantes do oeste para poderem suas velas. É importante notar que o comércio de triângulos não era um sistema de comércio 39 oficial ou rígido, mas sim um nome que foi dado a essa trívia de comércio que existia entre esses três lugares do Atlântico. Além disso, existiam outras rotas comerciais em forma de triângulo no momento. No entanto, quando os indivíduos falam do comércio de triângulos, eles geralmente se referem a esse sistema. Tudo o que você precisa saber sobre a América colonial O comércio de escravos transatlânticos Atualizado em 08 de agosto de 2016. O comércio de escravos transatlânticos começou em meados do século quinze, quando os interesses portugueses em África se afastaram dos lendários depósitos de ouro para um bem mais fácil Commodity disponível - escravos. No século XVII, o comércio estava em pleno andamento, atingindo um pico no final do século XVIII. Foi um comércio que foi especialmente frutífero, pois cada etapa da jornada poderia ser lucrativa para os comerciantes - o comércio triangular infame. Por que o comércio começou a expandir os impérios europeus no Novo Mundo careceu de um recurso importante - uma força de trabalho. Na maioria dos casos, os povos indígenas mostraram-se pouco confiáveis ​​(a maioria morrendo de doenças trazidas da Europa), e os europeus não eram adequados ao clima e sofreram doenças tropicais. Os africanos, por outro lado, eram excelentes trabalhadores: muitas vezes tinham experiência em agricultura e mantendo o gado, eram habitados a um clima tropical, resistentes às doenças tropicais, e podiam ser muito trabalhados34 nas plantações ou nas minas. Continue lendo abaixo a escravidão Novo para a África Os africanos haviam sido negociados como escravos por séculos - atingindo a Europa através das rotas comerciais islâmicas, trans-sahariana. Os escravos obtidos da costa norte-africana dominada pelos muçulmanos, no entanto, provaram ser muito bem educados para serem confiáveis ​​e tiveram tendência à rebelião. Veja o papel do islamismo na escravidão africana para mais informações sobre a escravidão na África antes do início do comércio transatlântico. A escravidão também era uma parte tradicional da sociedade africana - vários estados e reinos da África operavam uma ou mais das seguintes: escravidão, escravidão, escravidão por dívidas, trabalho forçado e servidão. Veja Tipos de Escravidão em África para mais informações sobre este assunto. O que era o Comércio Triangular O Comércio Triangular. Imagem: copie Alistair Boddy-Evans. Usado com permissão. Todos os três estágios do Comércio Triangular (nomeado pela forma áspera que ele faz em um mapa) provaram ser lucrativos para os comerciantes. A primeira etapa do Comércio Triangular envolveu a fabricação de produtos manufaturados da Europa para a África: pano, espírito, tabaco, contas, conchas de cowrie, produtos metálicos e armas. As armas foram usadas para ajudar a expandir os impérios e obter mais escravos (até serem finalmente usados ​​contra colonizadores europeus). Esses bens foram trocados por escravos africanos. O segundo estágio do Comércio Triangular (a passagem do meio) envolveu o envio dos escravos para as Américas. O terceiro e último estágio do Comércio Triangular envolveu o retorno à Europa com os produtos das plantações de escravos: algodão, açúcar, tabaco, melaço e rum. Continue lendo abaixo a origem dos escravos africanos vendidos nas regiões de escravidão comercial triangular para o comércio transatlântico de escravos. Imagem: copie Alistair Boddy-Evans. Usado com permissão. Os escravos para o tráfico de escravos transatlânticos foram inicialmente originados na Senegâmbia e na Costa do Barlavento. Por volta de 1650, o comércio mudou-se para a África ocidental central (o Reino do Kongo e a vizinha Angola). O transporte de escravos da África para as Américas forma a passagem do meio do comércio triangular. Várias regiões distintas podem ser identificadas ao longo da costa oeste africana, distinguindo-se pelos países europeus particulares que visitaram os portos escravos, os povos escravizados e a sociedade africana dominante que forneceu os escravos. Para mais informações sobre as regiões onde os escravos foram obtidos, veja este mapa. Quem iniciou o comércio triangular Durante duzentos anos, 1440-1640, Portugal tinha o monopólio da exportação de escravos da África. É notável que eles também foram o último país europeu a abolir a instituição - embora, como a França, continue a trabalhar ex escravos como trabalhadores contratados, que eles chamaram de libertos ou engags temps. Estima-se que durante os 4 12 séculos do tráfico de escravos transatlânticos, Portugal foi responsável por transportar mais de 4,5 milhões de africanos (aproximadamente 40 do total). Como os europeus obtiveram os escravos entre 1450 e o final do século XIX, os escravos foram obtidos a partir da costa oeste da África com a plena e ativa cooperação dos reis e comerciantes africanos. (Foram ocasionadas campanhas militares ocasionais organizadas pelos europeus para capturar escravos, especialmente pelos portugueses no que é agora Angola, mas isso representa apenas uma pequena porcentagem do total.) Uma multidão de exportações de escravos transatlânticos das regiões étnicas por região. Imagem: copie Alistair Boddy-Evans. Usado com permissão. A Senegambia inclui o Wolof, Mandinka, Sereer e Fula, na Alta Gâmbia, tem o Temne, Mende e Kissi, a Costa de Barlavento, com os Vai, De, Bassa e Grebo. Para mais quantos escravos foram obtidos de cada região, veja esta tabela. Quem tem o pior registro de escravos comerciais Durante o século XVIII, quando o comércio de escravos representava o transporte de um assombroso 6 milhões de africanos, a Grã-Bretanha foi o pior transgressor - responsável por quase 2,5 milhões. Este é um fato muitas vezes esquecido por aqueles que regularmente citam o papel principal da Grã-Bretanha na abolição do tráfico de escravos. Condições para os escravos Fonte: Le commerce de l'Amerique par Marseille, gravada por Serge Daget, Paris 1725 Os escravos foram introduzidos em novas doenças e sofreram de desnutrição muito antes de chegarem ao novo mundo. Sugere-se que a maioria das mortes na viagem através do Atlântico - a passagem do meio - ocorreu durante as primeiras semanas e resultou de desnutrição e doenças encontradas durante as marchas forçadas e subseqüentes enterros nos campos de escravos na costa. Taxa de sobrevivência para a passagem do meio As condições sobre os navios de escração foram terríveis, mas a taxa de mortalidade estimada em torno de 13 é menor que a taxa de mortalidade para marinheiros, oficiais e passageiros nas mesmas viagens. Chegada às importações de escravos transatlânticos das Américas por Região. Imagem: copie Alistair Boddy-Evans. Usado com permissão. Como resultado do tráfico de escravos. Cinco vezes mais africanos chegaram às Américas do que os europeus. Foram necessários escravos nas plantações e nas minas, e a maioria foi enviada para o Brasil, o Caribe e o Império espanhol. Menos de 5 viajaram para os Estados norte-americanos formalmente detidos pelos britânicos. Para mais informações sobre as regiões onde os escravos acabaram, veja esta tabela. A economia do escravo mundial do Atlântico e o processo de desenvolvimento na Inglaterra, 1650-1850 Por Joseph E. Inikori, Ph. D. Universidade de Rochester, EUA Um artigo apresentado em uma conferência sobre The Legacy of Slavery: Unchal Exchange realizada na Universidade da Califórnia, Santa Barbara, de 2 a 4 de maio de 2002. Este artigo baseia-se no Professor Joseph Inikoris Africanos e na Revolução Industrial na Inglaterra: um estudo sobre comércio internacional e desenvolvimento econômico (Nova York: Cambridge University Press, 2002) Descrição dos africanos e da revolução industrial na Inglaterra: estudo em comércio internacional e Desenvolvimento econômico: com base na teoria clássica do desenvolvimento e nos avanços teóricos recentes sobre a conexão entre mercados em expansão e desenvolvimento tecnológico, este livro mostra o papel crítico da expansão do comércio atlântico na conclusão bem-sucedida do processo de industrialização de Englands no período, 1650-1850. A contribuição dos africanos, o foco central do livro, é medida em termos do papel dos africanos da diáspora na produção de commodities em larga escala nas Américas - das quais a expansão do comércio atlântico era uma função - numa época em que os grupos demográficos e outros As condições socioeconômicas na bacia atlântica encorajaram a produção em pequena escala por populações independentes, principalmente por subsistência. Este é o primeiro estudo detalhado sobre o papel do comércio internacional na Revolução Industrial. Ele revisa as explicações que procuram o interior que dominaram o campo nas últimas décadas, e desloca a avaliação da contribuição africana para longe do debate sobre os lucros. Joseph Inikori é Professor de História da Universidade de Rochester. Nova York, EUA. Ele é um membro fundador do Comitê Editorial e de Gestão da Sociedade Histórica de Urhobo Entre 1650 e 1850, a economia e a sociedade da Inglaterra sofreram uma transformação radical, tanto em escala quanto em estrutura, frac34 de uma forma como a primeira em seu gênero na história humana. Essa transformação socioeconômica sem precedentes é capturada por mudanças na estrutura demográfica e econômica da Inglaterra ao longo do período de duzentos anos. Isso pode ser ilustrado. Em 1651, havia apenas 5,2 milhões de pessoas na Inglaterra 1. Quem, como o resto do mundo, vivia principalmente nas áreas rurais e dependia para sua subsistência em grande parte na agricultura. Até 1700, apenas 17% da população vivia em áreas urbanas e 61,2% do emprego masculino era na agricultura. 2 Mas, em 1840, a população urbana era de 48,3% e apenas 28,6% do emprego masculino na agricultura, com 47,3% na indústria. 3 Em 1851, a população total era de 16,7 milhões 4 (mais de três vezes o tamanho da população de 1651), altura em que a Inglaterra teve uma economia e sociedade industrial e se tornou a oficina do mundo frac34 o primeiro país em Todo o mundo para alcançar a plena industrialização, com a fabricação mecanizada e organizada em sistemas de fábrica em larga escala. Esta Grande Transformação, 5 para usar a expressão de Karl Polanyis, é explicada na literatura mainstream em termos de forças internas na Inglaterra frac34 melhoria agrícola, crescimento populacional, possibilidade de doação de carvão e minério de ferro, estrutura social progressiva e desenvolvimento acidental de tecnologia frac34 com Sem exame sério da contribuição dos povos africanos. Mais de meio século, Eric Williams tentou mostrar o contributo dos africanos com base nos lucros da escravidão e da escravidão e do emprego desses lucros para financiar a industrialização da Inglaterra processo. 7 Esta bem conhecida tese de Williams foi atacada repetidamente desde que apareceu pela primeira vez em 1944. 8 Mostrei em outro lugar que o comércio de escravos britânico era mais lucrativo do que os críticos de Williams queriam que acreditássemos, mas argumentamos ao mesmo tempo que a ênfase Sobre os lucros está fora de lugar. 9 Creio que a contribuição dos africanos para a transformação da economia e da sociedade da Inglaterra entre 1650 e 1850 seria melhor demonstrada em termos do papel da economia do mundo atlântico baseada em escravos no processo de transformação. Este artigo apresenta um resumo da minha tentativa de chegar nessa direção. A estrutura lógica do argumento pode ser resumida. A análise centra-se na economia do comércio internacional durante o processo de transformação. Argumenta-se que o crescimento do comércio internacional da Inglaterra durante o período foi um fator crítico no processo e que a evolução do sistema econômico mundial do Atlântico, com sua expansão da rede multilateral de comércio, foi o centro desse comércio internacional ampliado. A análise começa, portanto, com o rastreamento do desenvolvimento da rede comercial atlântica, estimando seu crescente volume e valor ao longo do tempo e avaliando a contribuição dos africanos diaspóricos nas Américas e do continente africano. Depois disso, a trajectória de transformação de Inglaterra é delineada e ajustada na operação quantitativa e qualitativa da Inglaterra no sistema comercial do Atlântico Mundial, e o peso relativo da economia do escravo do Atlântico Mundial está determinado de várias maneiras. Importante no exercício é uma análise regional comparativa do desenvolvimento das principais regiões da Inglaterra ao longo do período, o que ajuda a ressaltar os fatores centrais no processo. I. Evolução do Comércio Mundial do Atlântico e do Sistema Econômico Eu uso os termos, o mundo atlântico e a bacia do Atlântico, para definir uma área geográfica que inclua a Europa Ocidental (Itália, Espanha, Portugal, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Holanda, Bélgica , Grã-Bretanha e Irlanda), África Ocidental (da Mauritânia no noroeste da Namíbia, no sudoeste, compreendendo as duas regiões modernas da África Ocidental e da África Ocidental e Central) e as Américas (compreendendo todos os países da América Latina moderna e Caribe, Estados Unidos da América e Canadá). Antes das décadas do século quinquagésimo, essas três grandes regiões da bacia atlântica operavam isoladamente entre si, embora existissem relações comerciais indiretas entre a Europa Ocidental ea África Ocidental através dos comerciantes do Oriente Médio e do Norte da África. O Oceano Atlântico era então um mar relativamente calmo, sendo o Mediterrâneo o principal centro do comércio internacional de água no mundo na época. 10 Também neste momento, as economias da bacia do Atlântico eram todas pré-industriais e pré-capitalistas. A grande maioria das populações de ambos os lados do Atlântico (Oriente e Oeste) estavam envolvidas na fração de produção agrícola de subsistência34, a maior parte da produção sendo consumida diretamente pelos produtores sem chegar ao mercado. A produção de artesanato elaborada, que fazia parte da agricultura, também existia nas regiões, permitindo que as necessidades básicas das pessoas fossem reunidas internamente. Um fator importante que restringe o desenvolvimento econômico em grandes áreas do mundo atlântico no século XV foi uma oportunidade limitada de comércio. Mesmo na Europa Ocidental. Onde o comércio cresceu consideravelmente, as oportunidades comerciais se tornaram cada vez mais limitadas pelo século XVI. Em primeiro lugar, os recursos locais inadequados não permitiram que o tamanho da população global ultrapassasse um certo nível, como mostra a crise do século XIV. Em segundo lugar, a rede mediterrânea de comércio internacional, da qual a Europa Ocidental tinha sido uma parte importante desde o século XII, começou a diminuir após a morte negra e, no final do século quinze, apenas algumas partes dela mantiveram seu antigo vigor. Em terceiro lugar, o crescimento dos Estados-Nação nos séculos XV e XVI, nenhum dos quais foi poderoso o suficiente para impor sua vontade aos outros, levou a uma competição atomística de recursos entre os estados da Europa Ocidental. 12 Esta maior oferta comercial limitada na Europa Ocidental, uma vez que a concorrência entre os estados-nação tende a encorajar o crescimento da auto-suficiência, cada Estado empregando medidas de proteção para estimular a produção industrial doméstica. 13 No decurso do século XVI, essas políticas foram formalizadas, com sua ênfase no balanço comercial. Nos séculos XVII e XVIII, eles foram ampliados e consolidados, limitando severamente o crescimento do comércio, baseado inteiramente em produtos europeus, entre os países da Europa Ocidental. Devido ao seu tamanho geográfico e à extensão dos seus recursos humanos e naturais, as políticas voltadas para a auto-suficiência nacional foram desenvolvidas em França. Eles chegaram ao seu mais alto nível de desenvolvimento sob Colbert no século XVII. O sistema inglês também se desenvolveu extensivamente de 1620 a 1786. 14 Essas práticas restritivas, em conjunto com os outros fatores que limitam as oportunidades comerciais na Europa Ocidental em particular, o problema do custo do transporte terrestre nas economias pré-industriais, que levou à crise geral de O século XVII. 15 A evidência acima indica fortemente que o movimento dos europeus ocidentais no Atlântico. Onde a produção de commodities ofereceu imensas oportunidades de expansão comercial, inicialmente foi desencadeada pela menor extensão do mercado acessível aos comerciantes e produtores da Europa Ocidental. A expansão do comércio e a crescente comercialização da vida sócio-econômica na Europa Ocidental no final da Idade Média deram origem a influentes classes mercantes. À medida que as oportunidades de negociação deixaram de se expandir após a morte negra, os interesses da classe mercante coincidiram com os membros empobrecidos da nobreza (especialmente em Portugal) na busca de novas fontes de renda e com as crescentes necessidades dos estados em ascensão para a receita do comércio Para proporcionar um impulso importante para a exploração motivada pelo comércio. Em última análise, esses empresários econômicos e políticos da Europa Ocidental não ficaram desapontados. Do meio para as últimas décadas do século XV, os portugueses exploraram e estabeleceram postos comerciais na costa ocidental da África. Negociando principalmente ouro, mas também estabelecendo plantações escravizadas e produzindo açúcar em ilhas ao largo da costa africana. Então veio a jóia da expansão da Europa Ocidental fratura34 a exploração e colonização das Américas a partir de 1492. A posterior integração da Europa Ocidental. África Ocidental. E as Américas em um único sistema comercial frac34, o sistema de comércio mundial do Atlântico frac34 ampliou consideravelmente a fronteira de possibilidades de produção e consumo das sociedades da bacia atlântica através do alargamento da gama de recursos e produtos disponibilizados. Mas havia um problema. Dada a tecnologia de transporte rudimentar da época, o custo unitário de produção nas Américas teve que ser suficientemente baixo para que os produtos americanos suportassem o custo do transporte transatlântico e ainda protegessem grandes mercados. Isso significava uma produção em larga escala, exigindo muito mais trabalhadores do que o trabalho familiar. No entanto, nenhum mercado de mão-de-obra legalmente livre em qualquer região do Atlântico ou em outros lugares poderia fornecer tal trabalho nas quantidades e nos preços exigidos no momento. Por um lado, os ratios populacionais para a terra e o desenvolvimento da divisão do trabalho ainda não atingiram níveis na Europa e na África, que poderiam dar origem a uma grande população de pessoas sem terra, forçados a condições que os encorajassem a migrar voluntariamente em grande número para a Américas. Por outro lado, porque a terra era abundante nas Américas. Os migrantes legalmente livres do Velho Mundo não estavam dispostos a trabalhar para os outros em vez disso, eles levaram a terra para produzir em pequena escala para si próprios, geralmente a produção de subsistência na maior parte. A destruição generalizada da população nativa americana resultante da colonização européia piorou o problema à medida que aumentava os índices de produção de terras nas Américas: com menos de meio milhão de europeus em todas as Américas entre 1646 e 1665 16, a destruição das populações indianas significava Que a densidade média da população nas Américas era inferior a uma pessoa por milha quadrada no século XVII. Conseqüentemente, a produção em larga escala nas Américas dependia em grande parte do trabalho forçado por vários séculos. Inicialmente, os povos indígenas das Américas foram forçados a fornecer esse trabalho. Para a mineração de prata e o provisionamento dos colonos europeus, o trabalho forçado da Índia foi relativamente bem sucedido na América espanhola. 17 Mas não era adequado na maioria das outras áreas de produção. À medida que a população indiana (nativa americana) diminuiu, a produção de commodities nas Américas para o comércio atlântico recuou quase inteiramente nos ombros de migrantes forçados da África. Subsistindo em parte das provisões das pequenas parcelas que se estendiam para trabalhar em seus tempos de lazer, seu custo de mão-de-obra para os proprietários de escravos era inferior ao custo de subsistência. Por isso, devido à baixa de seu trabalho e à escala de produção que possibilitaram, os preços das commodities americanas caíram acentuadamente ao longo do tempo na Europa. Os produtos, como o tabaco e o açúcar, passaram de ser luxos para os bens de consumo ricos para cada dia para as massas nas áreas rurais e urbanas. A queda dos preços das matérias-primas, como o algodão e os corantes, contribuiu grandemente para o desenvolvimento das indústrias produzidas para mercados de consumo em massa. Portanto, não é surpresa que a produção de commodities nas Américas para o comércio do Atlântico tenha se expandido fenominalmente entre 1501 e 1850, aumentando de uma média anual de 1,3 milhão de libras esterlinas em 1501-1550 para 1,6 milhões de libras esterlinas em 1651-1670, atingindo 39,1 milhões em 1781-1800 e pound89,2 milhões em 1848-1850. 18 A porcentagem percentual estimada dessas commodities produzidas por africanos diaspóricos nas Américas é colocada, respectivamente, em 54,0, 69,1, 79,9 e 68,8. 19 Com base em grande parte nas commodities americanas, o valor anual do comércio multilateral do Atlântico (exportações mais reexportações mais importações de mercadorias e serviços comerciais) cresceu de forma igualmente explosiva durante o mesmo período: de 1,5 milhão de libras em 1501-1550 para pound20.1 Milhões em 1651-1670, pound105,5 milhões em 1781-1800 e pound231.0 milhões em 1848-1850. 20 Como as nações imperiais da Europa Ocidental integravam suas colônias americanas em seu arranjo mercantilista, os produtos americanos pela lei tinham que ir aos países-mãe europeus respectivos Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda através dos quais outros países europeus os receberam como re - exportações. Os produtos europeus de países não-mães que vão às colônias americanas também tiveram que passar pelos mesmos países-mãe que as reexportações. Desta forma, através da estimulação direta e indireta, o comércio intra-europeu expandiu-se a taxas que eram um múltiplo da taxa de crescimento do próprio comércio atlântico e as Américas se tornaram um fator importante na comercialização da vida sócio-econômica na Europa Ocidental entre 1500 e 1800. Como observou um escritor, porque grande parte do aumento do comércio na Europa entre 1350 e 1750 estava relacionado às colônias e mercados ultramarinos, é difícil separar o comércio de longa distância e o comércio intra-europeu. 21 Entre 1650 e 1850, o comércio internacional da Inglaterra foi o principal beneficiário da expansão do comércio multilateral atlântico e comércio intra-europeu. Dois fatores importantes foram responsáveis ​​por isso. Um deles foi o poder naval da Inglaterra que permitiu ao país proteger e expandir seus territórios americanos à custa de outras potências européias, especialmente a França e a Holanda. E garantir contratos vantajosos com Portugal e Espanha. Tratados que praticamente vincularam o comércio do inglês com as forças dinâmicas que emanam do Brasil português e da América espanhola. O outro é o papel exclusivo da América britânica (especialmente a Nova Inglaterra e os territórios do Atlântico Médio) na rede de comércio que se desenvolveu ao longo do tempo entre as economias do Novo Mundo. Sobre este ponto, minha análise das evidências me levou à seguinte conclusão: Esses desenvolvimentos na América do Norte do continente americano, dependentes das oportunidades comerciais oferecidas pelas economias de plantação e mineração das Américas, como criaram uma importante zona de desenvolvimento com a Capacidade de sugar os rendimentos das zonas de plantação e mineração, e com estruturas sociais e um padrão de distribuição de renda que originou o consumo de massa de bens manufaturados. Por causa dos acordos coloniais e do vínculo cultural, os rendimentos reunidos nas mãos de produtores e consumidores do continente norte da América britânica foram gastos com importações da Grã-Bretanha. Este foi um fenômeno único na bacia atlântica. Nenhuma outra potência europeia estava igualmente situada durante o período. 22 II. Mudança Socioeconômica e industrialização na Inglaterra O curso e o caráter da mudança socioeconômica e da industrialização na Inglaterra entre 1650 e 1850 mostram claramente a importância dos desenvolvimentos no mundo atlântico já delineados. Durante vários séculos anteriores ao século XVII, o comércio de lã com a Europa do Noroeste e o crescimento da população foram os fatores centrais no processo de mudança na economia e na sociedade da Inglaterra, especialmente nos países do sul. Comercialização da agricultura e desenvolvimento da fabricação de têxteis de lã como indústria de substituição de importações, com seu principal mercado na Europa do Norte e Noroeste. Foram as principais realizações deste processo precoce. O desenvolvimento das instituições políticas, em particular a evolução de um sistema de governo parlamentar efetivo, também foram importantes realizações. Em meados do século XVII, embora o crescimento da indústria de lã tenha reduzido significativamente a dependência da Inglaterra da Europa do Noroeste para as fábricas, o país ainda ficou para trás dos principais centros de fabricação no País Baixo e nos Estados alemães. A partir do final do século XVII, a indústria de lã enfrentou dificuldades em casa e na Europa do Norte e Noroeste: as exportações para esta última ficaram estagnadas à medida que os estados desenvolvem suas próprias indústrias, enquanto a crescente importação de algodões e sedas orientais invadiu o mercado doméstico industrial na Inglaterra . Além disso, a população de Englands se movia para frente e para trás desde a crise de subsistência do século XIV, incapaz de superar o limite de seis milhões imposto pelos recursos disponíveis. Desde a Restauração (1660) até as primeiras décadas do século XVIII, as principais mudanças na economia e na sociedade vieram da melhoria da agricultura, levando a excedentes de exportação significativos na primeira metade do século XVIII e ao crescimento dos rendimentos do serviço relacionados ao comércio de entrepostos . A taxa de câmbio adicional decorrente do excedente de exportação agrícola e da exportação de serviços no comércio de entreposto ajudou a pagar por fabricação importada, que expandiu o mercado interno de produtos manufaturados e criou as condições necessárias para a industrialização de substituição de importações em uma ampla frente Décadas iniciais do século XVIII. 23 Assim, os primeiros anos do processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII centraram-se nos esforços dos empresários ingleses para desenvolver indústrias locais destinadas a capturar o mercado doméstico de manufaturas, criado em grande parte pelos desenvolvimentos das décadas 1650-1740. Mas, como o processo de industrialização de substituição de importações mais recente no mundo não ocidental, o mercado interno da pequena economia da Inglaterra do século XVIII não poderia sustentar a expansão de fabricação a longo prazo necessária para uma transformação radical da organização e tecnologia industrial Produção para concluir com sucesso o processo. A expansão inicial rapidamente atingiu os limites do mercado interno pré-existente. Posteriormente, os fabricantes lutaram para garantir mercados no exterior. Como já mencionado, a busca da política mercantilista pelos estados da Europa do Norte e Noroeste. À medida que construíram suas próprias indústrias, excluíam essas regiões como mercados importantes para os produtos das indústrias em desenvolvimento em inglês. Na verdade, as exportações tradicionais da Inglaterra para a Europa do Norte e Noroeste. Têxteis de lã, diminuíram de cerca de 1,5 milhão de dólares em 1701 para 1 milhão de dólares em 1806. 24 Foi no mundo atlântico que essas indústrias encontraram seus mercados de exportação. O crescimento sustentado das vendas nos mercados atlânticos criou empregos crescentes nas regiões de fabricação de exportação e aqueles ligados a eles, o que estimulou o crescimento da população, superando o teto imposto por séculos pela sociedade agrária da Inglaterra. Growing population, concentrated in urban centers with growing incomes from employment in industry and commerce, combined with export demand to create the general environment for the transformation of the organization and technology of manufacturing in the export industries between the late eighteenth and mid-nineteenth century, making it possible for the process to be successfully completed. This view of England s industrialization is borne out by the regional character of the process. Several regions in southern England had been involved in proto-industrialization (the so-called putting out system) since the sixteenth century and earlier. East Anglia and the West Country had been major centers of agricultural and industrial development long before the eighteenth century. For several centuries they were the main centers of the woolen industry, with export markets in Northern and Northwest Europe. Similarly, from the sixteenth through the seventeenth century, the Weald of Kent was a major proto-industrial region, producing glass, iron, timber products, and textiles. More than 50 percent of the blast furnaces in England by 1600 were in the Weald. For centuries the southern counties remained far more developed in agriculture, manufacturing, and social organization, while the northern counties, especially Lancashire and Yorkshire. remained extremely backward in agriculture, manufacturing, and social organization. Feudal elements were still to be found in the agrarian structure and society generally in Lancashire in the seventeenth century. Because of these differing levels of development, the ten richest counties in England were continuously in the south between 1086 and 1660. Between 1660 and 1850 the regional distribution of manufacturing and wealth in England was radically transformed. Lancashire became the leading region in large-scale mechanized manufacturing, with the cotton textile industry, machine and machine-tools production, all concentrated there. Second to Lancashire in large-scale mechanized manufacturing was the West Riding of Yorkshire, where the woolen industry now concentrated, away from the earlier centers in East Anglia and the West Country. These two northern counties were followed by the West Midlands in large-scale mechanized manufacturing. In fact, the Industrial Revolution was, first and foremost, a phenomenon of these three English regions. Meanwhile, the earlier leading agricultural and proto-industrial regions in the south failed to transit to modern industrialization. They had to wait to be pulled into the modern era by the dynamism of the leading regions following the construction of the railroads and the creation of the Victorian empire, both of which were the products of mechanized industry. 25 The reasons for the changes in the economic fortune of England s regions, outlined above, are to be found in the geographical reorientation of England s international trade between 1650 and 1850. As England s export markets in Northern and Northwest Europe stagnated, the Atlantic markets became the main outlets for English manufactures. These new markets were captured largely by producers in the northern counties and the West Midlands. Thus, while the latter counties manufacturers served expanding export markets, those in the southern counties had to contend with stagnating export markets. These differing experiences also had repercussions for the growth of the domestic markets in these two sets of regions. Growing employment in manufacturing and commerce led to growing population and rising wages in the export manufacturing regions, while population and wages stagnated in the second set of counties. Hence, the domestic market grew much faster in the former than in the latter counties. An important fact to note in this scenario is the regional nature of the markets in England before the railroad age. The eighteenth-century transport improvements, particularly the canals, were strongly regional in their impact, thus limiting effective competition at home among England s manufacturers to the regional economies served by these regional transportation networks. Thus, the fast growing regions had their expanding export and domestic markets to serve, while the lagging regions had their stagnating export and domestic markets to serve. It is no surprise that changes in organization (the factory system) and technological innovation were concentrated in the fast growing regions of Lancashire. the West Riding of Yorkshire, and the West Midlands. The evidence is thus clear enough that the slave-based Atlantic world economy was a critical factor in the transformation of England s economy and society between 1650 and 1850. It is pertinent to note that apart from the contribution outlined in this paper, England s shipping, marine insurance business, and credit institutions owed much of their development during the period to the operation of the Atlantic world market. 26 Their development helped to establish England s supremacy in international trade in commercial services in the nineteenth century. It is clear from the comparative regional analysis that mainstream arguments based on agriculture, social structure, and population have little empirical foundation. Agricultural improvements and progressive social structures were attained very early in the southern counties of England. while Lancashire and Yorkshire retained much of their feudal backwardness. Yet it was these backward counties that produced the Industrial Revolution instead of the agriculturally and socially progressive southern counties. And they did so without depending on the agricultural south for market or for labor, the bulk of their manufactures being exported to Atlantic markets and much of their labor was internally generated through natural increases, as shown earlier. Similarly, mainstream argument concerning accidental development of technology will not wash, given the evidence of our comparative regional analysis. The correlation between rapid technological advancement and large-scale manufacturing for growing mass markets abroad and at home in the northern counties, on the one hand, and between technological stagnation and small-scale manufacturing for stagnant export and domestic markets in the southern counties, on the other, is just too strong to be accidental. A question frequently asked is why, if the slave-based Atlantic world economy was so important, France. Holland. Spain. and Portugal frac34 the other West European powers involved in the Atlantic world trading system frac34 did not industrialize like England. The difference is clear from our evidence. None of these other countries effectively combined naval power and commercial development like England. Hence, England secured the plum territories in the Americas and at the same time entered into advantageous treaties with other powers to gain access to the resources from their American colonies. Not only did British America control the lions share of commodity production and trade in the Americas. but also England was far more intensively involved in the operation of the entire Atlantic world economic system than any of the other countries did. In per capita terms, the exposure of England s economy and society to the developmental weight of the Atlantic world market was several times greater than any of the other countries experienced. It should be mentioned, however, that all these other countries gained immensely from the operation of the slave-based Atlantic world economy during our period. Even the German States and Northern Europe that were not directly involved still benefited from the growth of trade within Europe generated by the Atlantic world trading system. The critical difference we have emphasized is that England got the lions share and so launched the first Industrial Revolution in the whole world. 1 E. A. Wrigley and R. S. Schofield, The Population History of England. 1541-1871: A Reconstruction (Cambridge, Mass. Harvard University Press, 1981), Table 7.8, p.209. 2 Nick Crafts, The industrial revolution, in Roderick Floud and Donald McCloskey (eds.), The Economic History of Britain Since 1700, Volume I: 1700-1860 (2 nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1994), Table 3.1, p. 45. 4 Wrigley and Schofield, Population History, p. 209. Between 1851 and 1871 Englands population grew by 28.5 percent to 21.5 million, 54 percent in towns of 10,000 or more, the first major country with more than half of the total population in large urban centers: Wrigley and Schofield, Population History . p.109 Roger Schofield, British population change, 1700-1871, in Floud and McCloskey (eds.), The Economic History of Britain, 2 nd ed. Table 4.6, p. 89. 5 Karl Polanyi. The Great Transformation: The political and economic origins of ou r time (Boston: Beacon Press, 1957 first published in 1944). 6 See the two main textbooks on the subject: Floud and McCloskey (eds.), The Economic History of Britain, 2 nd ed. and Joel Mokyr (ed.), The British Industrial Revolution: An Economic Perspective (Boulder: Westview Press, 1993). For a detailed historiographical discussion of the literature, see Joseph E. Inikori. Africans and the Industrial Revolution in England: A Study in International Trade and Economic Development ( Cambridge. Cambridge University Press, 2002), Chapter 3, pp. 89-155. 7 Eric Williams, Capitalism and Slavery (Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1944). 8 For a historical perspective to the debate, see Joseph E. Inikori. Capitalism and Slavery, Fifty Years After: Eric Williams and the Changing Explanations of the Industrial Revolution, in Heather Cateau and S. H. H. Carrington (eds.), Capitalism and Slavery, Fifty Years Later: Eric Williams frac34 A Reassessment of the Man and His Work ( New York. Peter Lang, 2000), pp. 51-80. 9 Joseph E. Inikori. Market Structure and the Profits of the British African Trade in the Late Eighteenth Century, Journal of Economic History . Vol. XLI, No. 4 (December, 1981). 10 Janet L. Abu - Lughod. Before European Hegemony: The World System A. D. 1250-1350 (New York: Oxford University Press, 1989). 12 Nathan Rosenberg and L. E. Birdzell. Jr. How the West Grew Rich: The Economic Transformation of the Industrial World (New York: Basic Books, 1986). 13 Charles Wilson, Trade, Society and the State, in E. E. Rich and C. H. Wilson (eds.), The Cambridge Economic History of Europe, Volume IV: The Economy of Expanding Europe in the sixteenth and seventeenth centuries (Cambridge: Cambridge University Press, 1967), pp. 496-497. 14 Wilson. Trade, Society and the State, pp. 515-530 Ralph Davis, The Rise of Protection in England. 1689-1786, Economic History Review, XIX, No. 2 (August, 1966), pp. 306-317. 15 Trevor Aston (ed.), Crisis in Europe. 1560-1660: Essays from Past and Present (London: Routledge amp Kegan Paul, 1965). 16 Louisa S. Hoberman. Mexicos Merchant Elite, 1590-1660: Silver, State, and Society (Durham and London: Duke University Press, 1991), p. 7 John J. McCusker and Russell R. Menard, The Economy of British America, 1607-1789 (Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1985), p. 54. 17 James Lockhart and Stuart B. Schwartz, Early Latin America. A History of Colonial Spanish America and Brazil (Cambridge: Cambridge University Press, 1983). 18 Inikori. Africans and the Industrial Revolution in England. Table 4.4, p. 181. 21 Carla Rahn Phillips, The growth and composition of trade in the Iberian empires, 1450-1750, in James D. Tracy (ed.), The Rise of Merchant Empires: Long-Distance Trade in the Early Modern World, 1350-1750 (Cambridge: Cambridge University Press, 1990), p. 100. For quantitative and qualitative evidence concerning the contribution of American products to the growth of trade within Europe and the commercialization of socioeconomic life generally, see Inikori. Africans and the Industrial Revolution in England . pp. 201-210. 22 Inikori. Africans and the Industrial Revolution in England . P. 212. For the details concerning the role of the slave-based plantation and mining zones of the Americas in the development of a trading network integrating the New World economies, penetrating and extending their domestic markets by pulling producers and consumers from subsistence production into the market sector, and attracting migrants from Europe, see pp. 210-214. 24 Ibid. . P. 415. The decline was continuous over the eighteenth century for Northwest Europe (Germany, Holland, Flanders, and France) for Northern Europe (Norway, Denmark, Iceland, Greenland, and the Baltic) the decline continued up to 1774, the exports growing slightly thereafter. 25 For the details of this comparative regional analysis of England s industrialization process, see Inikori. Africans and the Industrial Revolution in England . Chapters 2 and 9. 26 Inikori. Africans and the Industrial Revolution in England . Chapters 6 and 7.

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